sábado, 5 de janeiro de 2008

Introdução


O surgimento do Futsal data-se da década de 30 na cidade de Montividéu (Uruguai), onde as peladas de várzea começaram a ser adaptadas as quadras de basquete e pequenos salões. Porém, as primeiras regras do Futebol de Salão foram redigidas em 1933 Fundamentadas no futebol, basquetebol, handebol e pólo aquático pelo Professor de Educação Física da ACM Associação Cristãs de Moços / Uruguai, Juam Carlos Ceriani.


No início as "equipes" variavam em número, tendo cinco, seis e até sete jogadores, sendo pouco a pouco fixado o limite de cinco. As bolas eram de crina vegetal ou serragem, sofrendo sucessivas modificações, inclusive com o uso de cortiça granulada.


No Brasil, o Futebol de Salão também dava seus primeiros passos na década de 30, onde temos referência de uma publicação de normas e regulamentações para a prática do esporte, na Revista de Educação Física em 1936, no estado do Rio de Janeiro.


No final da década de 70, com as mudanças na estrutura esportiva do país, é extinta a CBD, originando diversas confederações, dentre elas a de Futebol de Salão (CBFS), com sede no Rio de Janeiro. Em 1982 a CBFS já consegue sua sede própria e em 1982 é realizado o primeiro campeonato Mundial de Seleções de Futebol de Salão, no Ginásio do Ibirapuera / SP e o Brasil torna-se o primeiro campeão vencendo o Paraguai. A década de 80 representa a grande mudança na trajetória do até então Futebol de Salão, pois a partir da sua fusão com o Futebol de Cinco (prática esportiva reconhecida pela FIFA), surgindo então o FUTSAL, terminologia adotada para identificar esta fusão no contexto esportivo internacional.


Com sua vinculação a FIFA o Futsal deu grande passo para se tornar um esporte olímpico, tendo os Jogos Olímpicos de Sidney / 2000, na Austrália a oportunidade de participar como esporte-exibição e recentemente por intermédio de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, o Futsal é incluído nos jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro. A Federação Paulista de Futsal lança um projeto em prol do Futsal: "Eu Quero Futsal Olímpico".


Tendo em vista isso, embora as primeiras regras tenham surgido no Uruguai, nada foi feito naquele País no sentido de aperfeiçoá-lo ou divulgá-lo, cabendo aos brasileiros a responsabilidade pelo crescimento, divulgação e ordenação do Futsal como modalidade esportiva. De tal forma podemos afirmar que devido a identificação, popularidade e dimensão alcançada no Brasil, o Futsal é um esporte genuinamente brasileiro.

Trabalho


Das 18 Regras e 3 anexos oficiais do futsal, fazer uma pesquisa sobre as regras e procurar pelo menos 3 delas para apresentação e fazer um breve texto interpretativo sobre as demais.

Produção do Trabalho

Vocês deverão montar grupos com cinco integrantes e realizar uma pesquisa sobre as regras oficiais do futsal, escolher três delas para apresentação e fazer um breve texto sobre as demais;

As equipes deverão organizar em um cartaz as informações coletadas e apresentá-las em sala-de-aula;

Cada grupo trará nos cartazes, ilustrações sobre as regras escolhidas;

Cada grupo terá 10 minutos no máximo para expor seu trabalho bem como tecer os comentários interpretativos sobre as regras apresentadas.

Sugestão para pesquisa:
http://www.sofutsal.com/sofutsal/regras/regras.htm

Método de Avaliação


Conclusão

Este trabalho tem por objetivo, propiciar a todos os alunos da disciplina de futsal, a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre as regras do futsal, assim como despertar o interesse por outros esportes.

Crédito

Grupo Futsal:

  • Bruno Almeida
  • Michel Barbosa
  • Paulo Victor
  • Edson (PM)
  • Wlademir